Shampoo
  • O que é e para que serve?
  • Qual é o melhor?
  • Qual deve ser o pH?
  • Tipos de shampoo

Produtos encontrados: 13 Resultado da Pesquisa por: em 18 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 13 Resultado da Pesquisa por: em 18 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

1º bloco texto footer

O que é shampoo e para que serve?

O shampoo é um importante item cosmético que tem como principal função promover a limpeza e a higiene dos fios e do couro cabeludo. Não é à toa que um bom tratamento capilar começa com um bom shampoo. Usamos o shampoo para remover toda a sujeira e as impurezas que estão presentes na fibra capilar e que podem prejudicar a saúde dos fios. Mas o shampoo não serve apenas para lavar os cabelos.

Esse produto contém moléculas que permitem que ele se misture com a oleosidade presente nos cabelos, combinando-se com elas. Então, ao enxaguar, empurramos toda essa sujeira e oleosidade para fora das nossas madeixas, misturados com as moléculas do shampoo. No entanto, existem alguns shampoos que contém ingredientes extras que podem trazer mais benefícios para nossos cabelos. Tem shampoo que hidrata, tem shampoo de limpeza profunda, shampoo anticaspa e muitos outros.

Qual é o melhor shampoo?

A resposta certa para essa pergunta é: depende. Antes de entender qual é o melhor shampoo, é importante saber qual é seu tipo de cabelo e quais são as necessidades que suas madeixas têm.

O tipo de cabelo nem sempre será aquele que você tem naturalmente, podendo ser aquele em que seu cabelo se encontra em determinado momento. Por exemplo, mulheres com cabelo quimicamente tratado devem procurar shampoos específicos para esse tipo de cabelo.

Para além disso existem cabelos mistos, oleosos e secos. Cada um desses tipos necessita de um shampoo específico, que irá fornecer aquilo que a fibra precisa para equilibrar o problema que pode levá-la a ficar ressecada ou oleosa em excesso.

2º bloco texto footer
3º bloco texto footer

Qual deve ser o pH do shampoo?

O pH natural do couro cabeludo varia entre 3.8 e 5.5 e, por isso, recomenda-se utilizar, em seu uso diário, um shampoo que tenha pH entre 5 e 7. Isso ocorre porque o pH mais básico do cabelo pode ser equilibrado com um shampoo com pH ácido.

Equilibrar o pH dos fios é importante para deixar os cabelos mais saudáveis. Isso ocorre porque quanto mais alto estiver o pH de nossas madeixas, mais porosos e ressecados ficarão os nossos fios.

Isso significa que ao utilizar o shampoo correto, você pode deixar seus cabelos menos ressecados, potencializando o efeito de máscaras hidratantes e outros tratamentos capilares.

Tipos de shampoo

Existem muitos tipos de shampoo diferentes. O chamado shampoo hidratante é de consistência mais leitosa e textura mais cremosa, o que faz com que ele alinhe nossos fios durante a lavagem. Dessa forma, esse tipo de shampoo além de cuidar e limpar nossos fios, equilibra a quantidade de água e de nutrientes em nossos cabelos, eliminando o frizz e reduzindo o volume.

O famoso shampoo antirresíduos, muitas vezes considerando um vilão, é um produto mais alcalino que age nas nossas cutículas, abrindo-as mais do que os shampoos normais a fim de promover uma limpeza profunda. Esse shampoo é importante para evitar o efeito build up.

O shampoo transparente promove a limpeza dos fios, sendo um produto mais neutro e com alto índice de limpeza, trazendo a sensação de frescos.

imagem
Imagem

Shampoo sem sulfato e técnica low poo

O sulfato é um agente detergente com alta potência presente em muitos shampoos e que serve para abrir a cutícula, removendo tudo o que estiver lá dentro. Isso significa retirar a sujeira, mas também a hidratação e nutrientes.

Por isso, o shampoo sem sulfato e a técnica low poo tem feito cada vez mais sucesso. O primeiro consiste em produtos que não utilizam esse ingrediente em sua composição, enquanto a segunda é uma técnica que visa diminuir o uso de shampoo, seja utilizando o shampoo sem sulfato ou substituindo por outros produtos naturais.