- O que é?
- Como fazer?
- Para que serve?
- Reconstrução x Selagem capilar
O que é reconstrução capilar?
A reconstrução capilar é um tratamento que tem como foco recuperar cabelos enfraquecidos ao repor toda a massa perdida pela fibra capilar. A perda de massa ocorre como um processo natural em qualquer tipo de cabelo, mas é ainda mais intensificada quanto submetemos nossas madeixas a procedimentos químicos.
A ação tanto de agentes externos quanto dos procedimentos químicos abre a fibra do cabelo, fazendo com que o fio perca muitos de seus nutrientes essenciais, bem como a água e a queratina que compõe a massa. Dessa forma, é importante fazer a reconstrução capilar para devolver as propriedades naturais dos fios de cabelo e reestruturar as fibras, de modo a tornar nossas madeixas mais fortes e menos suscetíveis à ação de processos químicos e poluentes.
Como fazer reconstrução capilar?
A reconstrução capilar, ao contrário da hidratação e da nutrição, não é um processo que deva ser feito com frequência. É importante analisar a saúde dos cabelos para decidir a necessidade de reposição da massa da fibra capilar.
Isso ocorre porque quando colocamos queratina em excesso nos nossos cabelos, ele perde o movimento, e tem-se o risco de efeito rebote, deixando os fios duros e quebradiços. Para saber se seus cabelos precisam de reconstrução capilar, analise seus fios. Se eles estiverem muito elásticos, opacos e com alta porosidade, está na hora de fazer o tratamento.
Existem produtos específicos focados para a reconstrução capilar, sendo a queratina líquida um dos mais indicados. Esses produtos podem ser aplicados diretamente nos fios ou misturados na máscara de hidratação a fim de potencializar ainda mais os resultados. As máscaras reconstrutoras contém aminoácidos que penetram no couro cabeludo e promovem uma reparação intensa.
Para que serve a reconstrução capilar?
A reconstrução capilar é importante para devolver a resistência, força e elasticidade dos fios em casos de cabelos muito danificados. Nossos fios de cabelo são formados por proteínas como a queratina, a creatina e a arginina. A função dessas proteínas é selar os fios, de modo a manter ali dentro toda a massa capilar, a água e os lipídios que contribuem para a saúde dos cabelos.
A agressão do sol, da poluição e do vento faz com que essas fibras se abram e muitos desses itens sejam perdidos. Essa perda é acentuada pelo uso de ferramentas de calor como a chapinha e o secador, bem como por procedimentos químicos. Dessa forma, a reconstrução capilar irá repor essas proteínas perdidas, fixando-as ao fio e devolvendo sua força.
Reconstrução x Selagem capilar
A selagem capilar é uma técnica que tem o objetivo de selar a cutícula dos fios de cabelo, sendo também chamada de plástica capilar. Essa técnica forma uma espécie de capa protetora em volta do fio, de forma a potencializar a ação de outros tratamentos.
O tratamento para selagem capilar também utiliza a queratina, mas de forma diversa daquela da reconstrução capilar, em que a proteína é utilizada para recompor a massa da fibra capilar.
Qual a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução capilar?
O cronograma é uma agenda de cuidados capilares composta por três etapas, sendo elas a hidratação, a nutrição e a reconstrução.
A hidratação é responsável por repor a umidade perdida diariamente pelos cabelos, evitando que os fios fiquem desidratados. Quando isso ocorre, suas cutículas se abrem, fazendo com que o cabelo fique com aspecto opaco e sem vida.
A etapa de nutrição é responsável por repor os óleos naturais do cabelo. Essa oleosidade é importante por constituir a película protetora natural de proteção dos cabelos, de modo a fortalecer a fibra capilar.
Por fim, tem-se a reconstrução capilar. Dessa forma, cada uma das etapas do cronograma capilar visa repor importantes componentes da fibra, fazendo com que ela se fortaleça.