Subcategorias de shampoo
  • Por que o cabelo fica branco?
  • Características
  • Como disfarçar
  • Qual o melhor shampoo?

Produtos encontrados: 3 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 3 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

1º bloco texto footer

Shampoo para cabelo branco: por que o cabelo fica branco?

O fio de cabelo nasce no folículo piloso, localizado no couro cabeludo. É também nesse local que é produzido o pigmento que dá a cor para os nossos fios, a melanina. A melanina é também responsável pela cor, por exemplo, da pele.

Conforme envelhecemos, a fibra capilar perde essa melanina, que em sua forma natural é um pigmento acastanhado. Quanto mais melanina se tem, mais escuro será o cabelo.

Quando a melanina se faz ausente, o fio de cabelo passa a crescer totalmente branco. Esse embranquecimento ocorre de forma gradual, e pode ser causado também por fatores genéticos e devido ao estresse.

É importante ressaltar que esse é um processo natural pelo qual todos passamos. Algumas pessoas produzem mais melanina e, dessa forma, o processo de embranquecimento capilar demora mais a ocorrer.

Shampoo para cabelo branco: características do cabelo branco

O fato de ter menos melanina também faz com que os fios brancos sejam mais ressecados e se tornem mais rebeldes. Isso ocorre porque esse fio tem menos proteínas do que aquele que tem maior quantidade de pigmentos.

Dessa forma, o fio de cabelo branco está mais sujeito ao ressecamento e à quebra, por ser mais frágil. Isso também faz com que ele fique arrepiado mais facilmente, exigindo cuidados como a hidratação para manter os fios mais comportados.

Esses cuidados também são importantes para manter os fios mais fortes e com o toque menos áspero, o que ocorre devido ao fato de que as cutículas do cabelo branco se abrem mais facilmente.

Por serem mais claras, as madeixas brancas também estão sujeitas a amarelar mais facilmente. O efeito amarelado ocorre devido à oxidação dos fios, mas pode ser evitado com os cuidados certos.

2º bloco texto footer
3º bloco texto footer

Shampoo para cabelo branco: como disfarçar cabelo branco

Para quem deseja disfarçar os fios brancos, é possível pintar o cabelo. Deve-se sempre levar em consideração a quantidade de cabelo branco. Para quem não tem muitos fios brancos, é possível optar por um tonalizante ou coloração semi-permanente, que são menos agressivos para o fio.

Quem tem cabelos grisalhos em abundância pode utilizar colorações permanentes, que irão sair com menos facilidade. Também é possível optar por técnicas como luzes para misturar tons mais escuros com as mechas grisalhas, o que permite disfarçar os fios brancos sem tem que submeter os fios a colorações permanentes.

Existem também sprays que visam cobrir temporariamente a coloração branca.

Qual o melhor shampoo para cabelo branco?

Para manter a tonalidade grisalha sempre em dia e linda, é importante escolher os produtos adequados, focados tanto na hidratação dos fios quanto na manutenção da cor.

O melhor shampoo para cabelo branco é aquele que ajudará a evitar o efeito de amarelamento causado pela oxidação dos fios e acentuado devido à exposição ao sol.

Os shampoos roxos são uma boa indicação, embora seu uso deva ser intercalado com outros produtos que possuam um poder de hidratação maior, de forma a evitar um efeito rebote que fará com que as madeixas fiquem roxas.

O shampoo para cabelo branco deve visar a manutenção da cor, podendo ter fatores que auxiliem em sua hidratação. Há diversos tipos de shampoos e produtos disponíveis para quem deseja manter as madeixas grisalhas limpas e lindas.

4º bloco imagem footer
5º bloco texto footer

Shampoo para cabelo branco: como evitar cabelo branco

O cabelo branco surge devido ao avanço da idade, mas esse surgimento pode ser prematuro devido a alguns fatores.

Pessoas cujos pais ficaram grisalhos cedo provavelmente também ficarão grisalhos na mesma idade. Entretanto, o estresse pode levar à cessão da produção de melanina, tendo consequência na pigmentação capilar.

A má alimentação também tem consequências semelhantes, já que pode prejudicar a produção de melanina. Portanto, para evitar fios brancos prematuros, é importante prestar atenção ao nível de estresse e alimentar-se corretamente.

É importante ressaltar que é um mito que arrancar um fio branco fará com que outros nasçam. O que ocorre apenas é que quando o folículo para de produzir a melanina, o novo fio que nascerá no lugar do que foi arrancado também será branco.